segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

MUNDO DAS DROGAS - Polícia Civil efetua prisão em flagrante de traficante em Coroatá

Foto/Divulgação
Equipe da Polícia Civil de Coroatá, por volta das 05:30 da manhã de hoje, prendeu em flagrante delito Rodrigo Mendes Jansen, de 24 anos, por crime de tentativa de homicídio. Ele atingiu Jânio dos Santos Neves, de 30 anos, com 07 disparos de arma de fogo.

O crime ocorreu no bairro Maçaranduba, onde segundo a vítima, teria ido comprar droga do Rodrigo, onde sofrera o ataque. Rodrigo Mendes utilizava tornozeleira eletrônica por Crime de Roubo Qualificado e após seu rastreamento, fora localizado escondido numa residência no Bairro Vila Vavá, neste município.

A vítima encontra-se hospitalizado, mas não foi divulgado boletim oficial de seu quadro de saúde.

domingo, 26 de fevereiro de 2017

ACIDENTE GRAVE - Cinco pessoas morrem em acidente na BR 135

Foto/Blog Neto Ferreira
Do BLOG NETO FERREIRA - Acidente grave na BR 135 próximo a Entroncamento, município de Itapecuru Mirim. Uma colisão frontal envolvendo um veículo passeio e uma carreta.
Um automóvel modelo hb20 rodou na pista molhada e colidiu frontalmente com um caminhão. Confirmado cinco mortes, sendo três homens e duas mulheres.
Na ocasião, homens do Corpo de Bombeiros suspeitavam de que possa ter um bebê entre as ferragens já que verificaram na mala do veículo um bebê conforto.
Foto/Blog Neto Ferreira
Foto/Blog Neto Ferreira

sábado, 25 de fevereiro de 2017

O papel dos Conselhos Municipais

O Ministério Público cobra a criação de conselhos municipais aos prefeitos, como os do Idoso, Segurança Comunitária, Contribuintes e de Combate às Drogas. E você está vigilante sobre este aspecto? Na verdade, a comunidade quase nada sabe sobre estas entidades, do seu papel fiscalizador da gestão pública e sobre a fiscalização em si muito menos. Esta pauta está sendo reeditada por integrar a partir de então o perfil da campanha editorial e de sustentabilidade do Blog Aqui se faz jornalismo crítico, independente, autônomo e qualificado

Sabe-se que os conselhos municipais são mecanismos do controle social que podem concretizar a democracia participativa preconizada pela Constituição de 1988, auxiliando na formulação, implementação e fiscalização das políticas públicas.


Então, queremos saber quantos conselhos funcionam no Município, se existem demandas da sociedade por cumprir, se o Executivo encaminha o processo de criação a contento, com a formalização de projetos de lei para a devida regulamentação.

Por isto, o Blog criou este espaço para contribuir com as demandas da sociedade e com o efetivo exercício dos conselhos. Trata-se de uma ação jornalística sob a atual postura editorial que prezará a linha de produção crítica, independente, autônoma e qualificada

Esta cobertura faz parte desta campanha editorial e de sustentabilidade do Blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

CAMPANHA DO BLOG - Comunidade é convocada a apoiar o jornalismo crítico, independente, autônomo e mais qualificado

Os blogs do CARLOS FILHO e do IDALGO LACERDA querem investir em maior tempo e recursos em análises e reportagens investigativas sobre a nossa realidade, com foco nas questões fundamentais como saúde, educação, infraestrutura, segurança, meio ambiente e cultura. Para isto, os blogueiros, em parceria, criaram campanha dando ênfase no perfil crítico da linha editorial, buscando maior sustentabilidade do Blog com uma forma alternativa de captação de recursos.

O jornalista Carlos P. Filho e o radialista Idalgo Lacerda acreditam na ideia por entender como especialmente complexo o momento em que a sociedade brasileira atravessa.

- Sorrateiramente está se tornando muito comum a negação da importância de se combater o mal, a corrupção por exemplo, de se fazer o certo na vida – argumentou Carlos Filho.

Assim, a campanha chama o cidadão voluntário de colaborador solidário, que pode apoiar por meio de doações financeiras. O projeto almeja a manutenção desta plataforma jornalística autônoma e altamente qualificada.

Acompanhe as produções jornalísticas da campanha: AQUI

SAIBA COMO COLABORAR AQUI

O exemplo de Karoline Costa é um “tapa na cara” para muitos coroataenses

Grande exemplo de Karoline ao lutar pelo direito do pai [Foto/coroataonlinema.com]
Do COROATÁ ONLINE - É só dar uma volta nas redes sociais e você vai encontrar gente reclamando, escrevendo um monte de coisas contra algo, vai ver ofensas, indiretas, ver tantas declarações dos chamados reis do whatsapp ou facebook, gente que se sente o máximo quando está com a bunda presa a uma cadeira, por trás da tela do celular ou computador. Experimenta chama-lo para ir às ruas cobrar algo, em uma fração de segundos todo o êxtase é convertido em medo, covardia, características de quem se apega ao mundo particular, o mundo das redes sociais.

Nesta semana a jovem Karoline Costa mostrou de forma simples, porém corajosa, como se luta por aquilo que acredita. Durante a vinda do Governador Flávio Dino para a inauguração do polo do IEMA de Coroatá, a jovem protestou solitariamente com um cartaz em mãos, mostrando a forma como estavam perseguindo o seu pai que havia sido aprovado para a única vaga de gestor do instituto e, segundo ela, por questões políticas, estavam negando esse direito. Karoline poderia muito bem fazer como a maioria, escrever um belo texto e esperar alguma mudança (não que emitir uma opinião nas redes sociais não seja importante), mas ela não se intimidou, e sendo a única a estar no evento com propósito diferente, conseguiu chamar a atenção do governador, que depois de dizer que não tinha conhecimento sobre o caso, autorizou o pai da jovem a ser reintegrado no cargo.

Karoline deu um tapa na cara daqueles que se sentem intocáveis por trás da internet. Mais do que isso, deu o exemplo de que é possível sim, ainda que solitariamente, lutar e vencer.

Quem também parabenizou a atitude de Karoline Costa foi o ex-vereador Walter Santos. Ele destacou a ousadia da jovem e a lição que ela ensinou através desse exemplo. Confira o texto.
_________________________

Por WALTER SANTOS - Quero parabenizar a jovem Karoline Costa pela coragem e exercício da cidadania, quando da passagem do governador por nossa cidade fez um protesto solitário denunciando as perseguições que seu pai, Professor Iran, estava sofrendo pra não assumir a direção do IEMA, cargo que havia sido aprovado em concurso, portanto, seu de direito.

Carol, mesmo sozinha, mas com a verdade nas mãos soube buscar os direitos de seu pai e sensibilizou o governador que MANDOU reintegra-lo imediatamente ao cargo numa atitude louvável de um chefe de executivo.

Carol venceu sozinha um rosário de velhos políticos ultrapassados que infelizmente utilizam-se de práticas que não têm mais espaço nesse novo momento em que vivemos, práticas que só recebem o aplauso de quem não se reciclou na vida pública.

Carol em seu protesto solitário, mas com o direito na sua frente, nos deu uma lição de como podemos mudar o ambiente social em que vivemos, nos mostrou que é possível Coroatá seguir por caminhos diferentes e de saber que nem tudo está perdido na nossa cidade. Parabéns minha amiga!

FLAGRANTE - Um pouco da atuação do ex-diretor de Urbanismo contra vendedores de abadás

Momento da atuação comprometedora do ex-diretor de Urbanismo Juvenal Tavares contra vendedores de abadás em Coroatá. Por isso, Juvenal foi exonerado de cargo da Prefeitura Municipal. As imagens falam por si, confira....

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO AQUI


Vídeo de autor desconhecido [Via grupo WhatsApp/Blog do CarlosFilho]

O CRIME COMPENSA - Olha só como o cidadão de bem vive...


DUPLO HOMICÍDIO - Mãe e filha são assassinadas

Vítima Célia Maria (foto: blog do Bezerra)
BY BEZERRA - Por volta das 20:40 aconteceu na cidade de Codó um duplo homicídio, uma das vítimas tinha envolvimento com um traficante assassinado no dia 16/01 em cima da ponte que liga o bairro Santo Antônio e a Trizidela, quando Paulo Leonardo dos Santos, de 24 anos “vulgo Léo” foi executado.

No dia da morte de Léo a namorada Célia Maria Maximiliano Viana estava com ele na garupa de uma motocicleta, quando dois homens passaram e efetuaram vários disparos na direção dos dois. Contra Léo pesava o envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios na cidade de Codó.

Já na noite de ontem, Célia Maria Maximiliano Viana e sua filha (M.M.) de apenas seis anos foram assassinadas na porta de casa, onde funciona um bar, conhecido por Bar do Linhares, na avenida Cristóvão Colombo. Certamente os dois criminosos tentaram matar apenas Célia, porém como sua filha estava no colo, também foi atingida por dois tiros na cabeça, morrendo ainda no interior do bar.

Os dois homens chegaram a pé e efetuaram seis disparos, atingindo M.M. e sua mãe, fugindo logo em seguida, também a pé. Suspeita-se que os assassinos das duas sejam os mesmos envolvidos na morte de Léo. LEIA MAIS AQUI
Foto: Via canal de WhatsApp/Blog do Carlos Filho
COBERTURA POLICIAL:
Polícia Civil recupera motocicleta de cidadão que foi abandonada a esmo em matagal

Polícia Civil recupera motocicleta de cidadão que foi abandonada a esmo em matagal

Foto/Divulgação
Após denúncia realizada para o Whatsapp da Polícia Civil de Coroatá (99 99213-1048), foi recuperada uma motocicleta tomada de assalto na manhã de ontem, 23, na Piçarreira do Bairro Tresidela. A vítima foi abordada às 06:00 por dois indivíduos armados, que levaram a motocicleta e em seguida esconderam-na no mato a esmo. As investigações agora vão continuar a fim de identificar os autores do crime.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

AGORA VAI? - De grão em grão, um dia o Frango Americano chega, será?

Diretores da empresa Frango Americanos e o secretário Simplício Araújo (Foto: Mayara Rêgo)
Diretores da empresa Frango Americano estiveram reunidos nesta quarta-feira (22) com o secretário de Indústria e Comércio Simplício Araújo. Eles estavam ajustando os detalhes para a implantação do abatedouro de Coroatá. Duvida-se muito! Mas, sinceramente, espera-se, no entanto, que aconteça um milagre, que o Governo realmente esteja certo sobre o tido grande potencial e vocação natural de Coroatá para a produção de frangos, que tudo não passe de um ato meramente político.

A entrada de Coroatá em um corredor regional ainda é um sonho, que nem de longe se parece com o que se observa em Vargem Grande e Nina Rodrigues. Será que o povo coroataense pode mesmo apostar na propaganda de criação de uma série de empregos diretos e indiretos? Quando a estimativa da Frango Americano terá capacidade para abater as 30 mil aves/dia?

Cá pra nós, o povo está mais para duvidar também dos tidos investimentos do Governo do Estado realizados na cadeia da avicultura maranhense. Até agora, além do abatedouro, tem-se muitas promessas, como a de inaugurar neste semestre uma fábrica de ração em Vargem Grande.

O Governo pinta um cenário no setor da avicultura para tentar consolidar três corredores de produção de aves, transformando municípios vizinhos a Coroatá, Balsas e Porto Franco em expoentes do setor. Segundo fonte estatal, a projeção é que até 2018 sejam gerados 15 mil empregos com a avicultura no Maranhão.

Lembrem-se, comunistas! O povo de Coroatá já está escaldado com essas promessas, como aquela de 11 mil empregos em 2004 e de 15 mil em campanha recente dos Amovelar...

JUVENAL DEGOLADO DE VEZ - Prefeito de Coroatá mostra que fará gestão diferente do que fez o pai Amovelar

Leandro Neto entre o vice-prefeito Domingos Alberto e (à direita) o prefeito Luís Filho [Foto: http://www.coroatadeverdade.com/]
Se o Blog Coroatá de Verdade for um canal oficial do Governo de Luís da Amovelar Filho (PT), o atribulado, o pesaroso Juvenal Tavares está exonerado do cargo de diretor do Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Coroatá. Agora há pouco, foi divulgado que em seu lugar assume o empresário Leandro Neto, tido de reputação ilibada. Como se ventila nos bastidores da política local, Neto seria capacitado para o exercício do cargo por sua vasta experiência administrativa na esfera pública e em setor privado.

Leandro Neto foi contador geral da Câmara Municipal de Coroatá e um dos coordenadores da campanha do então candidato Luís da Amovelar Filho.

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO AQUI

Gastos com aeronaves aumentaram 300% no governo Flávio Dino, afirma Andrea Murad

Foto: Da Assecom/ Dep. Andrea Murad
O dado foi apresentado pela deputada Andrea Murad (PMDB), líder da oposição ao governo Flávio Dino, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa. A parlamentar informou os gastos de 2015 e 2016. Garantiu que a previsão para 2017 é um aumento de 300% com estas despesas. O assunto repercutiu na Assembleia Legislativa depois que o governador utilizou jatinho e helicóptero em um mesmo dia para cumprir agenda no interior do Estado, como fez em Coroatá, na última terça-feira, 21. Andrea relembrou ainda o discurso de Flávio Dino, em agosto de 2013, de não utilizar aeronaves para investir no transporte de pacientes graves.

- Alguém precisa relembrar o governador Flávio Dino o que várias vezes ele condenou, chamou de imoral e ilegal e agora está fazendo muito pior - frisou a peemedebista.

Foi denunciado que, em 2016, o governador gastou com aeronaves, para transportar pacientes graves com ‘eficiência e dignidade’, apenas R$ 27.151,00 e, com ele próprio, R$ 6.843.910,19.

- ... Ele disse que [pacientes] sofriam em ambulância, agora nem ambulância têm. Até ontem a UPA do Araçagy estava sem ambulância e os pacientes sem ter meios de serem transferidos. Imagina do interior do Maranhão - assinalou a deputada.

Andrea revelou ainda que em 2015 o governador gastou com transporte aéreo R$ 2.570.465,09. Acrescentou que, em 2016, foram gastos R$ 6.843.910,19. Houve, assim, um aumento de gasto de 265% com aeronaves. Na comparação 2015 com 2017, segundo Andrea, a previsão de gastos com o novo edital será de 300%.

E para 2017 estão previstos gastos de R$ 7.732.800,00 segundo edital publicado este mês. Em seu discurso, Andrea detalhou que a hora/voo no contrato feito com o governo do Maranhão é 87% superior ao praticado pelo governo anterior, o que contradiz o discurso de economia no governo comunista. Está na denúncia que em 2015 a hora/voo foi de R$ 11.750,00 enquanto em 2014 era de R$ 6.300,00.

Como afirmou a peemedebista, a empresa contratada pelo governo, a Heringer Táxi Aéreo, também presta serviço ao Governo do Estado do Tocantins, com um valor 59% inferior ao do Maranhão. Com informações da Assecom/ Dep. Andrea Murad

JUVENAL JÁ ERA - Prefeito de Coroatá afasta diretor de Urbanismo para investigar agressão contra empresária

O diretor de Urbanismo Juvenal Tavares e a empresária Crysvane Regina
Embora não tenha sido divulgado qualquer expediente oficial a respeito, tudo indica que o prefeito de Coroatá Luís da Amovelar Filho (PT), para o devido inquérito administrativo, decidiu afastar o diretor do Departamento de Urbanismo Juvenal Tavares. O servidor foi envolvido, ontem, 22, em uma ação malsucedida de retirada de ponto de venda de abadá da coroataense Crysvane Regina, proprietária da Sorveteria JB. Em um primeiro momento, a empresária denunciou que os produtos foram jogados ao chão, com grosseria e com verbalização de baixo calão. No final do dia, em outro conflito, Crysvane Regina teria sofrido suposta agressão física.

O prefeito divulgou extraoficialmente, em sua conta de Facebook, através de post do Blog Coroatá de Verdade, que deve anunciar ainda hoje, 23, o substituto de Juvenal Tavares.

DEFESA 

Um amigo do Juvenal Tavares disse, em grupo de WhatsApp, que tem certeza, certeza de que Regina está se aproveitando da situação para tentar denegrir a imagem da Administração de Luís Filho.

Garantiu que a empresária foi notificada na terça-feira, 21, pela manhã, por fiscais do Urbanismo. Foi dito que o Setor de Urbanismo sugeriu a venda dos abadás na lateral da calçada. O amigo do Juvenal assegurou que houve desacato a servidor público, com palavras de baixo calão, que a abordagem foi gentil; que as mercadorias estavam obstruindo a passagem de pedestre; que, ao contrário, os fiscais foram tratados com ignorância; que foi lançado um recado contra a ação do Município, firmando a resistência até sobre a força da Polícia.

ENTENDA O CASO AQUI:
MULHER PODE SER TRATADA ASSIM? - Auxiliar de prefeito de Coroatá mete a "borracha" em emprasária

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

TUDO PELA FESTA DA CARNE - Estado e Prefeitura pagam antecipadamente amanhã e depois

Ilustração/Autor desconhecido
Tanto o Governo Estadual, quanto a Prefeitura de Coroatá, decidiram antecipar o pagamento dos servidores referente ao mês em curso. Amanhã, dia 23, todo o funcionalismo público em Coroatá terá o lançamento em conta, como assegurou o prefeito Luís Amovelar Filho (PT). No Estado, o pagamento está marcado para esta sexta-feira, 24.

O governador manda divulgar que o pagamento sai assim devido à viabilidade financeira do Estado. O crédito estava previsto para ser efetuado no dia 1º de março. A decisão beneficia mais de 110 mil servidores ativos e inativos, que integram a folha de pagamento.

INCERTEZAS

Em Coroatá, o prefeito dá sinal de que não quer perder para a sua antecessora. Teresa Murad pagou em dia durante a sua administração. Luís Filho só não prestou contas com o povo. Seria bom mostrar transparência, tipo a situação do orçamento frente aos limites da LRF, o detalhamento da folha. Deveria fazer isso, pois dissera que recebera as contas em frangalhos...

Luís Filho, por enquanto, só pensa em aquecer a economia local para o período carnavalesco. Não foi divulgado, no entanto, quem ficaria de fora neste primeiro momento, pois no mês passado muitos ficaram para depois, como os aposentados e pensionistas.

MULHER PODE SER TRATADA ASSIM? - Auxiliar de prefeito de Coroatá mete a "borracha" em emprasária

Este acontecimento claro que vale registro aqui do Blog. Um cidadão é um cidadão e, segundo as leis, ele é digno de habitar, ter todos os seus direitos resguardados, direitos à convivência pacífica, direito de igual oportunidades, viver do fruto de seu suor. O indivíduo tem deveres, mas tem direitos também invioláveis!!! Se o fato ocorrera tal qual descrito pela vítima, óbvio que o Governo Municipal por meio do prefeito Luís Amovelar Filho (PT) terá de se manifestar. Ou a mudança foi para o pior? É certo um secretário, empregado do povo, servidor público, molestar alguém?

A empresária Crysvane Regina, proprietária da Sorveteria JB, fez certo formular a denúncia em sua conta no Facebook e seguir orientação de buscar a Justiça. O secretário de Urbanismo Juvenal Tavares foi acusado de ter proibido a venda de abadá da empresária, de ter atirado os produtos dela ao chão com grosseria e com verbalização de baixo calão. Com a palavra o prefeito e/ou o secretário. O espaço está aberto para a versão do acusado....

Veja a reação de parte da sociedade:

JUVENTUDE SEM DEFESA - Polícia recupera bens de cidadãos, mas registros apontam que o crime envolve cada vez mais jovens

Foto/Divulgação
Equipe da Delegacia de Polícia Civil de Coroatá juntamente com a Guarda Municipal apreendeu em flagrante dois menores de 16 e 17 anos que subtraíram uma motocicleta. Na ação os menores utilizaram um revolver calibre 32. Ontem, 21, em outra ação conjunta da Polícia Civil e PMMA foi recuperada motocicleta roubada no domingo. Segundo o delegado Cláudio Mendes, boa parte dos roubos de motocicletas em Coroatá tem sido cometido por menores de idade.

BONITO, OLHA ESSA - Caminhões interrompem o trânsito no centro de Coroatá

Foto: Egídio - Seguidor/WhatsApp Blog CarlosFilho
Internauta seguidor do nosso canal de WhatsApp atento na defesa de sua Cidade dispara este flagrante. Em plena Rua Senador Leite, principal via do comércio de Coroatá, caminhões em descarga e mal estacionados cercaram a rua, impedindo o trânsito. E já era bem fora do horário de baixo fluxo, por volta das 09 horas. Valeu o protesto. O cidadão não merece isso!!! Se você também defende sua Cidade, comente este post, bem aí no rada-pé da postagem.

DENUNCIE MAIS, FALE CONOSCO PELO NOSSO WHATSAPP (99) 9 9144-1269

Governo do Estado entrega o IEMA de Coroatá para o ensino profissionalizante

Foto: Karlos Geromy/Secap
Flávio Dino entregou nesta terça-feira (21) à população de Coroatá, Coelho Neto e cidades vizinhas a quinta unidade do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de ensino profissionalizante. O comunista disse que o Estado é o que mais tem escola em tempo integral, que tem melhor desempenho nos principais indicativos de educação.

De sorte houve continuidade de gestão com a implantação deste modelo que teve projeto inicial no Governo de Roseana Sarney.

Mas, infelizmente, na saúde e segurança pública a realidade é desastrosa, a pior possível. Principalmente por Flávio Dino já ter prometido reconstruir a Delegacia e ter apenas prometido de novo; por ter abandonado a construção do Centro de Hemodialise; por não ter entregue ainda os novos leitos do Hospital Macrorregional, etc... A resposta do Governo ainda permeia nota reprovável.

IEMA

A escola vai oferecer cursos nas áreas de Informática, Agricultura Orgânica e Zootecnia/Avicultura, escolhidos pela própria comunidade em audiências públicas. A formação em Agricultura Orgânica é uma novidade e aborda conhecimento sobre alimentação saudável e produção agrícola sustentável.

O Iema tem capacidade para 480 alunos nas três séries do Ensino Médio e sua estrutura conta com salas de aulas equipadas, laboratórios, refeitórios, quadra, biblioteca, auditório. O prédio recebeu melhorias nas instalações elétricas, hidráulicas, sanitária, de combate a incêndio e no telhado e piso.xx

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Coroatá divulga edital de Seletivo para 300 vagas de professor

Saiu o Edital do Seletivo para contratação temporária de 300 professores pelo Município. Os candidatos aprovados terão salários entre R$ 1.436,75 a R$ 2.298,80 para cargos no ensino infantil e fundamental, respectivamente. Todos serão avaliados por currículo e entrevista. Gratuitamente, as inscrições podem ser feitas entre os próximos dias 22 e 23, no Complexo Educacional do Ensino Fundamental.

Veja o Edital AQUI

MACONHA PURA - Polícia Civil apreende 120 kg da erva em Peritoró

Fotos: Nilson Figueiredo
Na tarde desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (Segup), a Polícia Civil divulgou informações a respeito da operação que resultou na apreensão de cerca de 120 quilos de entorpecentes na cidade de Peritoró. Um ônibus de turismo advindo do estado de Goiás carregava a droga, mas foi interceptado por equipes da Polícia Civil de Peritoró e Presidente Dutra que montaram campana nas proximidades da BR-316.

Hugo Wendel Santos da Silva, de 25 anos, de Imperatriz, foi preso em fragrante, pois o mesmo estava de posse da maconha prensada que foi localizada no bagageiro do ônibus. De acordo com o delegado Danilo Veras, o acusado confessou a responsabilidade pela carga de entorpecente e admitiu que a droga teria como finalidade abastecer o período carnavalesco em pelo menos cinco municípios do leste maranhense.

O mesmo foi recambiando à sede da Senarc, em São Luís, onde após prestar seu devido depoimento, foi autuado pelo crime de tráfico interestadual de drogas, sendo esse encaminhado ao Sistema Penitenciário maranhense. Fonte/Segup

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

ANTENA LIGADA - Vereador Reginaldo chama atenção do prefeito de Coroatá contra vetos a projetos

O vereadores Reginaldo Jansen (PSC), ouvido sobre os projetos de leis aprovados na última Sessão da Câmara Municipal, que beneficiam estudantes universitários e a classe de professores, ratificou o posicionamento dos colegas de bancada. Frisou que todos tiveram ganho significativo e ao prefeito Luís Amovelar Filho (PT) lançou um apelo [Confira no vídeo abaixo, a fala do parlamentar]

Jansen destacou o trabalho da Oposição desde o início da apreciação dos projetos do Governo Municipal. Os oposicionistas defenderam o auxílio de 50% sobre as despesas de transporte dos universitários. Lembrou que, na Sessão Extraordinária, fez emendas propondo o piso nacional para os educadores a serem contratados; a redução para 7,0 da nota mínima de ingresso ao programa de Auxílio Transporte dos universitários; a redução do prazo de inscrições ao referido programa de 60 dias para 15 dias e o atendimento dos estudantes do ensino à distância. Citou também a emenda do vereador Jr. Buhatem (PMDB) que propunha a inclusão de estudantes com deslocamentos às cidades de Codó, Pedreiras e Bacabal, ao invés de apenas Caxias.

As emendas foram reeditadas na primeira Sessão do ano, último dia 16, e a maioria foi aprovada por unanimidade. Houve obstrução dos governistas às proposta de 40% de auxílio aos universitários e de inclusão dos estudantes de ensino à distância. Contudo, estas também foram aprovadas com um total de 07 votos.

LEIA MAIS MATÉRIAS CORRELATAS:

domingo, 19 de fevereiro de 2017

FIDELIDADE CONTROLADA – Vereador Diogo Gonçalves acusa acordo do Governo, mas liga sinal de alerta

Em entrevista ao Blog, o líder da Bancada Governista, na Câmara Municipal de Coroatá, Diogo Gonçalves (PT), enfatizou que um acordo fez o prefeito Luís Amovelar Filho (PT) ceder de certo modo aos projetos de lei do próprio Executivo. Eles foram abortados inicialmente em Sessão Extraordinária. Em tempo, alertou que os colegas devem seguir em defesa do povo caso haja medidas radicais contra as vantagens concedidas pelo Parlamento aos estudantes universitários e sobre as regras do Seletivo para a contratação temporária de 300 professores. O líder de Governo assegurou que não abre mão mesmo. Quer saber como, veja a entrevista do petista no vídeo. (Segue abaixo)

O Governo cedeu nas emendas do vereador César Trovão (PV) que propôs piso nacional para os cargos de professores a serem contratados, redução do prazo de inscrições de 60 dias para 15 dias e da nota mínima para ingresso ao programa de Auxílio Transporte dos universitários. Cedeu também com emenda do vereador Camilo Garret (PSDC) na inclusão de estudantes com deslocamentos às cidades de Codó, Pedreiras e Bacabal.

Segundo Diogo, só não teve como seguir ao atendimento dos estudantes do ensino à distância e sobre o aumento de 40% do auxílio transporte aos universitários. Os governistas decidiram manter o texto original do Governo. Isso foi marcado com a abstenção do bloco. Entendem que não haverá condições no Orçamento. Diogo acenou, no entanto, que existe estudo para que, no futuro, haja melhor oferta ao auxílio transporte.
LEIA MAIS MATÉRIAS CORRELATAS:
SEM BIRRA NENHUMA - Justiça seja feita o hino de C...
SANTO DEUS - Luizinho eu não acredito!
AVALIAÇÃO NEGATIVA - Jr. Buhatem aponta pontos fra...
CÂMARA INDEPENDENTE - Presidente fala sobre ganhos...
BATALHA VENCIDA - Estudantes e professores têm ben...

CIDADE DO TERROR - Policiais prendem bandidos em flagrante agora há pouco

Imagem: Canal WhatsApp do Blog/Grupo COROATÁ EM CONEXÃO 24 HORAS ONLINE
Mais um serviço eficiente de policiais em Coroatá por conta e risco. Desta feita foi na Avenida Central, no bairro da Tresidela, por volta do meio dia, à luz do dia. Dois rapazes foram presos em flagrante delito.

Informações extraoficiais indicam que os acusados iriam praticar assalto em um comércio nas imediações da Casa Lotérica. Eles estavam portando arma de fogo. Uma motocicleta roubada foi apreendid pelos policiais. Provavelmente, pelo que se ventila nas redes sociais, o assalto seria em uma panificadora em frente à Escola Municipal Tresidela III.

Um dos agentes exibiu a arma do crime avisando que a situação de Coroatá não está para ninguém facilitar. Graças a habilidade dos policiais não houve risco de incidentes que pudessem prejudicar curiosos.

ACIDENTE GRAVE - Populares ateam fogo em veículo que atropelou vários motociclistas

Foto: Carlos Carlinhos/Canal WhatsApp do Blog
Acidente na madrugada deste domingo, por volta de 01h30min, deixa vários feridos no povoado Marecas, MA-235 (Estrada Coroatá-Timbiras). Segundo informações colhidas no local, este carro bateu em vários motociclistas. Todos vinham de uma festa do povoado Santo Izídio, também Zona Rural se Coroatá. Populares revoltados atearam fogo no veículo. Os feridos foram levados para o Hospital Macroregional.

É corrente a notícia de que foram 4 pessoas acidentadas. Duas unidades do SAMU atenderam as vítimas no local. Sabe-se que existem acidentados na UTI do Macro em estado grave. Havia gente com perna quebrada. Jadiel, da Fábrica de Cadeiras, quebrou o braço e está em estado grave com risco de amputação. Teve um outro motociclista que bateu a cabeça no chao e sangrava muito.

E, na sede do Município, no bairro da Vila Vavá, um motorista supostamente embriagado deixou este veículo (foto abaixo) cair em uma vala. Chamou a atenção de muitos curiosos no local.

Post atualizado em 19/0217, às 10:19, para acréscimo se informações
Foto: Carlos Carlinhos/Canal WhatsApp do Blog

sábado, 18 de fevereiro de 2017

AVALIAÇÃO NEGATIVA - Jr. Buhatem aponta pontos fracos de Luís Filho

Arquivo/Blog do Carlos Filho
O líder da Bancada de Oposição, na Câmara Municipal de Coroatá, Júnior Buhatem (PMDB), em entrevista ao Blog, além de avaliar o Governo Municipal, também se manifestou satisfeito, como fez os demais oposicionistas em relação ao atendimento dos anseios dos estudantes universitários que ganharam aprovação de projeto de lei para auxílio transporte de 40% do valor de suas despesas e dos professores que pretendem concorrer ao seletivo do Município para a contratação temporária de 300 educadores.

Buhatem, no início, lembrou de suas emendas colocadas na última Sessão Extraordinária, que, pelo processo de votação, foram anuladas. Fez referências à participação dos colegas Reginaldo Jansen (PSC) e de Wlisses Muniz (PMDB) que também fizeram emendas.

Relatando o ganho da Câmara, como órgão independente, e as conquistas dos estudantes e classe dos educadores, garantiu que o Executivo não terá dificuldades para honrar com os compromissos assumidos. Segundo Buhatem, o auxílio aos universitários e os benefícios ampliados aos professores após o processo seletivo não irão onerar, de forma alguma, o Orçamento.

AVALIAÇÃO

Em um segundo momento, Buhatem, como fez na Tribuna, expôs avaliação negativa sobre o atual Governo Municipal, passados 47 dias de gestão.

De fato, o líder oposicionista tem razão sobre os seguintes pontos, nos quais o Governo não vai bem mesmo:

# As aulas na Rede Municipal de Ensino ainda não começaram;
# Está faltando medicamentos nos postos de saúde;
# O SAMU atravessa muitas dificuldades;
# A cidade continua imunda e às escuras;
# A Guarda Municipal está sem logística;
# O trânsito ficou desorganizado e com semáforos danificados;
# A limpeza preventiva dos córregos não foi feita no início do Governo
# O Sistema de vídeo-monitoramento não funciona;
# O Sistema da Cidade Digital não funciona;

LEIA MAIS MATÉRIAS CORRELATAS:
SEM BIRRA NENHUMA - Justiça seja feita o hino de C...
SANTO DEUS - Luizinho eu não acredito!
AVALIAÇÃO NEGATIVA - Jr. Buhatem aponta pontos fra...
CÂMARA INDEPENDENTE - Presidente fala sobre ganhos...
BATALHA VENCIDA - Estudantes e professores têm ben...

SEM BIRRA NENHUMA - Justiça seja feita o hino de Coroatá foi respeitado por todos

Arquivo/Blog (De Jesus)
Está aí uma bela produção de gente da terra que ninguém, nem no tempo de sua criação, ousou reprovar ou banir do nosso arcevo cultural. E o projeto foi protagonizado por um dos seguidores dos Amovelar, o ex-vereador e empresário Sebastião Araújo, o Ciba do PCdoB, da turma do comunista Flávio Dino. Inclusive o eleitor da ex-prefeita Teresa Murad (PMDB) acabou adotando a ideia; hoje, respeitada por todos. Sem puxar sardinha para lado algum, ninguém fez caso como estão fazendo com a arte da fachada da sede da Prefeitura. Com tantas prioridades, o prefeito Luís Amovelar Filho (PT) preferiu gastar assim (Veja aqui).

E para todos os coroataenses eis aqui o hino coroataense que foi oficialmente apresentado no dia 09 de novembro de 2012, durante sessão da Câmara Municipal de Coroatá. A letra e música são de autoria do coroataense cantor e compositor José Carlos Silva, o Daffé.

Letra e música:

De uma planta nasceu te lindo nome
De homens bravos, nasceu a tua glória
Na paisagem mais linda deste chão
Coroatá, orgulha o Maranhão

Emoldurada pelo Rio Itapecuru
E nos trilhos vou cantando tua história
Minha vila, arraial, minha cidade
Exaltada por ser hospitaleira

Coroatá, Coroatá
És coroada pela mãe natureza
Coroatá, Coroatá
És meu berço, minha terra e meu lar.

Tuas ruas são livros abertos
Onde lemos um futuro de glórias
Solo fértil que a gente se orgulha da grandeza
O esporte, a cultura, que beleza!

SANTO DEUS - Luizinho eu não acredito!

Foto: Do Blog
Santo Deus! Sem partidarizar coisa alguma, nem para o lado dos Amovelar, nem para o lado dos Murad, mas minha gente acredito que o dinheiro do povo está indo pelo ralo, em momento difícil da economia, quando a crise bate a porta de todos sem precedentes... O próprio prefeito Luís Amovelar Filho (PT) acaba de ir a Brasília tentar melhorias para Coroatá; mas parece que o tal "caos" financeiro herdado da ex-prefeita não passa de ficção científica. Não se pode crer nessa ação do Executivo Municipal, de promoção da gastança a esmo.

Pior, gente, destruir uma arte é como se estivéssemos matando o artista. Se a arte feita por Teresa Murad ficou feia (e olhe que o conceito de feio na arte não existe), então o coerente é que se fizesse uma outra, até do gosto do novo prefeito. Espera-se, já que o nosso dinheiro se escafedeu, que a nova pintura da fachada da Prefeitura fique pelo menos muito boa...

Já pensou se o povo fizesse um ato simbólico de abraço ao prédio da Prefeitura em defesa da arte e do artista? Os correligionários do prefeito já fizeram ato correlato, mas o povo dos Murad não teria tal coragem.

E por falar em monumento, prefeito chame o DIP e repare a iluminação da Praça José Sarney ou Praça do Sol...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

CÂMARA INDEPENDENTE - Presidente fala sobre ganhos de universitários e professores

O presidente da Câmara Municipal de Coroatá, vereador Josean Veras (PSC), em entrevista especial ao Blog, faz um balanço das ocorrências da última Sessão do Parlamento que aprovou vários projetos do Executivo. O presidente serenamente posiciona-se frisando a independência do Poder Legislativo. Disse que o frisson sobre as causas polêmicas deve ser encaradas com normalidade, que tudo deve sempre ser resolvido com muita conversa, com o diálogo. Enfatizou que os ganhos para os universitários e professores coroataenses são exequíveis e contempla a sociedade. Salientou que o Governo não terá dificuldades para honrar com os seus compromissos financeiros. Falou ainda sobre elogios que recebeu. Confira na entrevista:



POST CORRELATO:
BATALHA VENCIDA - Estudantes e professores têm benefícios ampliados por força da independência da Câmara de Vereadores

O AMANTE DE COROATÁ - Jhonys Vaqueiro Locutor

Desde esta quinta-feira, 16, a Web Rádio Coroatá [webradiocoroata.com] transmite o programa CTA NOTÍCIA REGIONAL, a mais nova inserção da rádio para dar extensão ao canal de WhatsApp CTA NOTÍCIA REGIONAL produzido pelo locutor coroataense Keury Jhones, o Jhonys Vaqueiro Locutor.

O programa, dirigido pelo proprietário da rádio Jefferson Bruno, visa levar notícias e informações dos principais acontecimentos da cidade de Coroatá e Região. – Também queremos atingir as pessoas que moram fora do Maranhão, que não sabem das notícias da sua terra natal - frisou Bruno.

Para Jhonys Vaqueiro, locutor 24 hs, a ideia é uma pequena volta por cima de um jovem sonhador. Jhonys tem apenas 18 anos e ama levar informação e notícia aos seus conterrâneos.

OS BASTIDORES:
Keury Jhones, o Jhonys Vaqueiro Locutor
Logo do programa 
POST RELACIONADO:
A FORÇA DA JUVENTUDE - Você conhece a Web Rádio Coroatá?

A FORÇA DA JUVENTUDE - Você conhece a Web Rádio Coroatá?

Coroatá invade o mundo Web, não só pelas produções de seus milhões de habitantes com acesso à Rede Mundial de Computadores, mas pela força criativa e poder da juventude coroataense, através das ondas da Web Rádio Coroatá. No ar desde os idos de novembro do ano passado, a rádio transmite programação com o perfil despretensioso, algo típico dos jovens.  Mesmo com linguagem juvenil, a Web Rádio Coroatá manda muita música atual, entretenimento e, dado ao tempero irreverente, dispara notícias da Região e ponto de origem.

O proprietário Jefferson Bruno diz que o conteúdo é inteligente e chega aonde as outras tradicionais não chegam e com qualidade. Ele dá um recado, quer ver toda massa jovem curtindo a fã page https://www.facebook.com/webradiocoroata/

A Web Rádio Coroatá, em dezembro último, já convidava a galera a fazer parte de uma Playlist musical, por meio de comentários ou através do Whatsapp (99) 98110-5750. O ouvinte pode baixar o aplicativo da rádio neste endereço https://play.google.com/store/apps/details… ou pelo site webradiocoroata.com

Na grade de programação, destacam-se os programas:

CTA Notícia Regional – Com Jhonys Vaqueiro - [Das 8:30 ate às 9:30]
Parada Mix - Com Marcílio Sousa [Das 10:30 às 12:00]
SÓ FORRÓ - Apresentação de Jhonys Vaqueiro [Das 15:00 às 16:30]

POST CORRELATO:
O AMANTE DE COROATÁ - Jhonys Vaqueiro Locutor

Prefeito de Coroatá divulga programação de Carnaval, mas esquece os blocos carnavalescos

Arte/Divulgação
Muitos coroataenses esperavam esta notícia, sobre a programação oficial do Carnaval de Coroatá. O prefeito Luís Amovelar Filho (PT) anunciou a medida com festa. A mensagem foi divulgada na sua conta de Facebook. Dizendo-se feliz, o petista, que alardeia crise de orçamento, deve então contar com recursos do tesouro estadual. Dinheiro para o Carnaval vai ter chova pedra ou canivete.

Mas, o chefe do Executivo não esqueceu de distribuir o apoio financeiro às agremiações carnavalescas locais, que reclamam como nunca? Muitos em contato com a produção deste Blog, através do nosso canal de WhatsApp, lembraram da gestão anterior. Segundo aqueles foliões, todos recebiam gorda contribuição e com muita antecedência.

Espera-se que o prefeito cumpra o que está anunciando, aquilo que já considera o "Melhor Carnaval do Maranhão". Prometeu grande circuito de trio elétrico, estrutura de palco, som, iluminação e uma grande equipe de segurança.

Terá, de acordo com a publicação do prefeito, programação para 4 dias de folia. Será que o conjunto de bandas é o que há de melhor? Com a palavra o povo...

POLÍCIA CIVIL - Crimes por tráfico de drogas e roubo motivam mandados de prisão preventiva

Foto/Divulgação
A Polícia Civil, por intermédio da 16° Delegacia Regional de Bacabal, logrou êxito no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva em descrédito de Ivan Rodrigues dos Santos (28), João Victor Nunes Silva (31) o “João Bosco”, Maria José Muniz Silva (64) e Paulo Henrique da Silva Miranda (23), no município de Bacabal.

Segundo o delegado Bruno Aguiar, após análise foi verificado que tanto Ivan Rodrigues quanto Paulo Henrique foram presos pelo crime de roubo. Contra João Bobó e Maria José consta a prática dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Vale ressaltar que os dois são mãe e filho.

Os três indivíduos foram encaminhados para o Centro de Detenção Piratininga, presídio localizado em Bacabal. Maria José aguarda para ser transferida para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Com informações de Carolina Gomes [ASCOM/SSP] e edição do Blog

MAIS GENTE NA CADEIA - Integrante de quadrilha de assalto a banco é preso pela Polícia Civil

Foto/Divulgação
Por Anselmo Oliveira - Dando continuidade ao trabalho de combate aos crimes contra instituições financeiras, equipes da Polícia Civil, por meio da Superintendência Estadual de Investigação Criminal (Seic), com apoio operacional da Polícia Civil do Pará, conseguiram prender na manhã desta quarta-feira (15), na cidade paraense de Paragominas, Genival Costa Mendes, de 30 anos, acusado na participação na explosão aos caixas eletrônicos da cidade de Cajari, no Maranhão, em novembro de 2016.

Segundo informações repassadas pelo Superintendente da Seic, Tiago Bardal, o acusado, também conhecido como “PURUCA”, teve grande participação na explosão dos caixas eletrônicos da cidade de Bom Jardim no início de fevereiro deste ano. Ainda de acordo com o delegado Bardal, após o último ato criminoso grande parte da quadrilha foi presa, porém Genival conseguiu se evadir para a cidade de Paragominas.

Após decretada a prisão, o acusado foi trazido a sede da Superintendência Estadual de Investigação Criminal, em São Luís, para prestar depoimento e logo recambiando ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Fonte: ASCOM/SSP

O CRIME NÃO PARA - Polícia Militar prende, na noite de ontem, mais um grupo acusado de assaltos em Coroatá

Foto: Publicação de internauta,via grupo WhastApp/Blog do Carlos Filho
Na noite de ontem, bandidos assaltaram o Posto Total, no bairro da Tresidela, e a Pizzaria Biz, no Centro, e logo após a equipe do Esquadrão Águia da PMMA efetuou a prisão de três suspeitos. Ontem mesmo, por volta das 22 horas, o repórter Marcílio Gonçalves, do programa Canal Aberto [Rede Nazaré], deu em primeira mão a notícia pelas redes sociais.

Todos eles são acusados de roubo de celular, bicicletas e motocicletas. Foram recuperados relógios, um revolver calibre 32, e duas motos que foram recentemente roubas em assaltos. As investigações apontam para o envolvimento deles aos últimos assaltos na Cidade, como o da Ótica Viva. Os acusados são Ednaldo Costa, Jamilson Costa e Evandro da Silva.

LEIA MAIS:
KEKEU NA CADEIA - Novo delegado Cláudio Mendes chega prendendo gente
LUTA DESIGUAL - Policiais PMs fazem o que podem e prende dupla de bandidos em Coroatá
ASSASSINATO - Emboscada tira a vida de ex-presidiá...
POLICIAIS GUERREIROS - Crime da Mariol resolvido. Homicida foi preso e já está no Presídio de Coroatá
COROATÁ SOB TERROR - Até aliados de Flávio Dino acusam onda de crimes no Município
Polícia Militar faz diligência em Coroatá e prende dupla por porte ilegal de arma

BATALHA VENCIDA - Estudantes e professores têm benefícios ampliados por força da independência da Câmara de Vereadores

Foto/Blog do Carlos Filho
Foi uma batalha grande. E tudo se deve à forte insistência da Bancada de Oposição e, de certo modo, reconhecimento dos governistas

Finalmente, em Sessão harmoniosa, os vereadores da Câmara Municipal de Coroatá aprovaram, nesta quinta-feira, 16, projetos polêmicos de acirradas discussões em encontros anteriores. Ontem, dos documentos encaminhados pelo prefeito Luís Amovelar Filho (PT), praticamente todos foram aprovados por unanimidade. Estudantes universitários ficaram com auxílio de transporte igual a 40% em relação ao valor base de R$ 450,00 e os candidatos aprovados a 300 vagas para contratação temporária de professor tiveram salários equiparados ao Piso Nacional.

Para os universitários, o ingresso ao programa de auxílio a transporte às faculdades poderá ser feito com a maior brevidade. Por emenda do vereador César Trovão (PV), o início das inscrições começa em 15 dias após sanção do prefeito - antes o prazo era de 60 dias.

A nota mínima exigida para a habilitação de todos, também por emenda de César Trovão, passou ao crivo da nota 7,0. O projeto sugerido pelo Executivo previa 7,5. Foi aprovado, por emenda do vereador Camilo Garret (PSDC), a inclusão dos universitários que estudam nas cidades de Pedreiras, Codó e Bacabal. O prefeito só queria atender o deslocamento a Caxias.

Os pontos que ainda permaneceram na discórdia foram apenas o auxílio financeiro ao transporte que subiu de 25% para 40% [emenda de Camilo Garret] e a inclusão de estudantes que precisam se deslocar para Pedreiras, Codó e Bacabal. Nestas questões todos os governistas se abstiveram. No placar, portanto, deu 07 votos a favor e 07 abstenções.

PROFESSORES - Em relação à contratação de 300 professores, a negociação com o Governo avançou na questão dos salários. Para carga horária de 25 horas, por emenda de César Trovão, o vencimento de R$ 1.334,77 passou para R$ 1.436,75. Para 40 horas, [de R$ 2.135,64] o salário ficou em R$ 2.298,80.

Os demais pontos para o seletivo dos educadores ficaram como o Governo Municipal estipulou. Entre eles, o critério de seleção ficará mesmo por avaliação de títulos e entrevista. A prova objetiva foi descartada, pois traria a competição externa, prejudicando o público local.

Agora estes projetos polêmicos seguem para a sanção do prefeito. Provavelmente, o dos estudantes será vetado, pois o Município, a através do posicionamento dos parlamentares aliados, alega limites no Orçamento que prevê a verba de R$ 135 mil para o referido programa.
Foto/Blog do Carlos Filho
Foto/Blog do Carlos Filho
Foto/Blog do Carlos Filho

POLÍCIA NÃO PERDOA - Operação deixa três mortos. Fuzis, pistolas e explosivos foram apreendidos

Foto/Divulgação
Uma ação conjunta desenvolvida pelas Polícias Civil e Militar resultou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), no município de Grajaú, no combate a uma quadrilha envolvida com arrombamentos a agências bancárias em municípios maranhenses. Durante a ação da polícia, houve confronto e foram mortos 3 membros da quadrilha. Após o confronto, foram encontrados com os criminosos fuzis, pistolas, detonadores e explosivos.

As informações repassadas pela polícia foram que após a realização de um monitoramento e interceptação contra a quadrilha, os assaltantes foram identificados e durante a abordagem reagiram. E houve o confronto que resultou na morte de 03 criminosos. Outros dois partícipes da quadrilha conseguiram se evadir do local. Um dos criminosos abatidos é Rodrigo Bezerra Lima Nunes, 32 anos, natural de Presidente Dutra. Os outros dois ainda não foram identificados.

Segundo a polícia, a quadrilha estava escondida em uma fazenda localizada no povoado “Ponta da Negra”, sentido Grajaú-Imperatriz e planejava realizar um ataque a uma agência bancária na região e já operavam mudanças no veículo tentando torná-lo como blindado.

As armas encontradas com os assaltantes são um fuzil .50, arma de forte impacto de destruição, 02 fuzis M.16, 01 AK-47, 01 pistola 938, 01 pistola 0.40, uma 09 mm. Uma 380, 10 carregadores, 07 artefatos explosivos, uma certa quantidade de explosivos, chapas de aço para coletes e uma furadeira. Com informações de Mauro Wagner [ASCOM/SSP] com edição do Blog
Foto/Divulgação

TCE promove com o Sebrae encontro com gestores maranhenses, nesta sexta (17)

Com o título “II Encontro – Tribunal de Contas e o Desenvolvimento Local”, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (SEBRAE) realizam reunião de trabalho com os gestores públicos maranhenses. O evento acontecerá no Centro de Convenções do SEBRAE, em São Luís, nesta sexta-feira (17), para familiarizar os gestores com os ajustes na sistemática das prestações de contas estabelecidos pela Instrução Normativa 46, que já valem para as contas que serão entregues este ano, relativas ao exercício de 2016.

Foram convocados a participar prefeitos, vereadores e presidentes de câmaras municipais. Estão tomando conhecimento sobre o uso de diversas ferramentas online desenvolvidas pelo TCE, como SACOP, SAE, SIGER, FINGER e IEGM, diminui de forma expressiva o volume de documentos enviados. Além disso, muitas peças podem ser encaminhadas em formato de planilhas eletrônicas que podem ser facilmente extraídas dos sistemas das prefeituras e das câmaras.

Para o órgão de controle, a principal vantagem está ligada à economia de tempo, possibilitando que as contas sejam processadas, analisadas e julgadas de forma mais rápida, atendendo a uma das principais demandas da sociedade.

Durante o encontro serão debatidas estratégias para a implementação efetiva dos dispositivos da Lei das Micro e Pequenas Empresas como forma de estimular a adoção de medidas que contribuam para o desenvolvimento econômico dos municípios maranhenses.

Para o presidente do TCE, conselheiro Caldas Furtado, a função pedagógica da instituição é cada vez mais relevante e fortalece o aspecto preventivo do controle externo. Fonte/TCE-MA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O RETRATO DA IMUNDICE - Lixo e lama continua a atormentar habitantes de Coroatá

Foto: Firmino da Luz, via grupo WhastApp/Blog do Carlos Filho
FLAGRANTE - Uma denúncia que nos chega, através de nosso canal de WhatsApp, que vale o registro aqui no Blog, é de dá ódio mesmo! Um descaso com a saúde do povo. Nota Zero para a política de medicina preventiva do município de Coroatá. E não se deve colocar o debate ao nível de se apontar os responsáveis, como grupo tal, grupo y. Cabe ao gestor público, da ordem do Executivo, providências urgentíssimas, sob todos os aspectos para a limpeza geral nos bairros da Cohab e Vila Ricardo Murad.

A denúncia do internauta Firmino da Luz indica que o problema maior está no acesso para a Avenida Teresa Murad. - Mosquito da dengue, zica e tudo nesse córrego, Vamos denunciar isso para o #Maranhão

VEJA MAIS NOTÍCIAS DA COLUNA "FLAGRANTE":
Foto: Firmino da Luz, via grupo WhastApp/Blog do Carlos Filho